Dicas básicas de SEO para o seu site


Agência Lrpweb > Artigos > 12 de julho de 2019

Uma empresa que quer estar bem posicionada nos resultados orgânicos do google deve fazer a  otimização (SEO), que consiste em um conjunto de práticas que levam à encontrabilidade de um site ou página através dos mecanismos de busca.

Otimização de Sites (SEO)

As técnicas de SEO visam o melhor posicionamento na busca orgânica para certas palavras-chave e devem estar focadas em uma estratégia que procura trazer o número máximo de conversões(vendas ou contatos).

Se você trabalha com marketing, escreve um blog ou tem seu próprio negócio, é vital que você conheça pelo menos o básico do SEO.

O objetivo deste post é fornecer a você, de forma direta e resumida, informações de alto valor acerca de estratégias básicas — porém, muito úteis — para alavancar o posicionamento do seu site.


1 – #Conteúdo

Se você negligenciar o conteúdo do seu site, estará fazendo errado. O conteúdo é o fator que está no topo da lista.

A razão pela qual o conteúdo é tão vital para o SEO é realmente o senso comum …

O Google deseja que você produza novos conteúdos de forma consistente, para que saiba que você ainda está ativo.

O conteúdo mantém as pessoas no seu site. Este é um sinal para os mecanismos de pesquisa que você está fornecendo informações relevantes e úteis.

E vamos seguir em frente e declarar o óbvio aqui… É onde suas palavras-chave vão!

É muito recomendado que o site tenha alguma parte dinâmica, como blog para artigos, cases e outros conteúdos relacionados ao seu segmento.

É ai que o wordpress e nós da LRPWEB entramos, criando um site com painel de controle onde o próprio cliente consegue fazer essas postagens.

 

2 – #Links apontando para o seu site (Backlinks)

Ter links de sites relevantes, apontando para o seu, é como um sinal de confiança ao Google. É como ter alguém que atesta você. Quanto mais pessoas atestam você, mais confiável você é.

O fato é que os links são um dos principais fatores de classificação do Google há anos. E eles ainda estão no topo da lista.

É comprovado que hoje em dia, para se manter na primeira página, em buscas relacionadas ao seu segmento, uma das melhores formas é ter esses link.

Ok, mas como eu consigo que outros sites façam links ou me mencionem nos seus conteúdos?
Essa tarefa, não é fácil, mas existem algumas formas:

– Publique um estudo original ou estudo de caso.

Essa é uma das maneiras mais naturais de fazer com que as pessoas façam links para p seu site. Tudo o que você precisa fazer é publicar um conjunto interessante de dados de um estudo original realizado por sua empresa.

Deve ser algo interessante para o seu segmento, e que faça com que outros blogs ou sites referenciem a sua página no site deles.

–  Escreva depoimentos para outras empresas com as quais você trabalhou.

Essa é uma técnica simples, porém subestimada, para obter links.

Você provavelmente já viu depoimentos em todo o lugar e pode até tê-los em seu próprio site. Em muitos casos, você também verá uma imagem, nome, posição e um link para o site com o depoimento.

Esse poderia ser você!

Basta compilar uma lista de empresas com as quais você trabalhou no ano passado. Em seguida, envie um e-mail a cada um deles, agradecendo por seus excelentes serviços.

Mencione que você gostaria de oferecer um depoimento para o site deles, se ele quiser.

Há uma forte chance de eles aceitarem. Porque quem não gostaria de uma referência brilhante para sua empresa?

Ah, e não se esqueça de pedir educadamente um link se eles não fornecerem automaticamente.

 

3 – #Meta Descrições e Títulos

O título e a meta descrição de sua postagem ou página são exibidos nos resultados da pesquisa. Provavelmente é a primeira coisa que uma pessoa vê.

É assim:

meta descrições no google serp

Esta é sua primeira impressão. Então você quer fazer uma boa.

E embora a meta descrição não seja um sinal direto de classificação para os mecanismos de pesquisa, ela tem alguma importância.

Porque ajuda as pessoas a decidir se clicam no seu resultado ou não.

A maneira como as pessoas se envolvem nesse momento é chamada de taxa de cliques (CTR). Ele compara o número de pessoas que clicam em um resultado e quantas pessoas o veem.

E a CTR é um importante fator de classificação. Assim, você pode e deve otimizar seu título e meta descrição para melhorar a taxa de cliques.

Porque se as pessoas não clicarem no seu link, o Google notará e diminuirá sua classificação.

E seu título é um grande fator na sua CTR.

Por exemplo, em alguns estudos, mostrou-se que títulos mais longos (até 90 a 99 caracteres) têm uma melhor taxa de cliques.

Verifique se o título contém a palavra-chave do foco.

Se o Google quiser saber sobre o que é seu artigo, seu título é a resposta.

Mas lembre-se:

Um título otimizado para SEO não será necessariamente o mais atraente.

Portanto, você precisa encontrar o ponto ideal em que seu título é bom para os mecanismos de pesquisa e seu público. (As pessoas querem clicar e compartilhá-lo.)

Aqui estão algumas dicas para fazer exatamente isso.

1. Coloque as palavras-chave perto do início.

Coloque-os em uma posição natural, mas o mais próximo possível do início. Dessa forma, o Google receberá seu sinal alto e claro.

2. Torne-o cativante e clicável.

Você provavelmente já viu uma manchete viral.

Você conhece as manchetes do tipo Buzzfeed, “Esta pedra de abacate mudará sua vida” e “O que acontece quando você equilibra uma pedra de abacate na testa (os resultados podem surpreendê-lo).”

Embora esses tipos de títulos possam parecer um pouco intensos. Acontece que existe uma fórmula para produzir um título de sucesso dessa maneira.

Eles descobriram que as manchetes contendo certas frases tinham mais envolvimento no Facebook.

E havia mais. As manchetes emocionais também contribuem para mais engajamento. Curiosidade também.

Existem até frases para finalizar suas manchetes, para que elas tenham um desempenho melhor.

Portanto, sua melhor aposta é inserir sua palavra-chave em uma fórmula de título.

 

4 – #Experiência do Usuário

Os mecanismos de pesquisa valorizam a experiência do usuário (UX). O Google coleta dados sobre a maneira como os usuários se comportam quando acessam seu site.

Se a experiência do usuário do seu site não estiver em pé de igualdade, isso afetará negativamente o SEO.

O que faz sentido, porque o trabalho do Google é fornecer ao pesquisador o melhor resultado possível.

E isso é ótimo se você tiver um excelente conteúdo relevante para o termo de pesquisa e que agregue valor ao visitante.

Mas se a sua página não carregar com rapidez suficiente, o usuário esmagará seu laptop com frustração.

Ou, mais provavelmente, eles apenas irão saltar.

À medida que mais pessoas se levantam e saem, o Google envia um sinal de que sua experiência do usuário não é boa o suficiente.

Mas o tempo necessário para o carregamento do site é apenas uma das muitas métricas analisadas pelo Google para avaliar a experiência do usuário. O UX é uma disciplina tão complexa com muitos aspectos que possui seu próprio campo de especialistas.

Então, como você, alguém com pouca experiência técnica, especialmente em UX, aprimora seu site para SEO?

A experiência do usuário é simplesmente trabalhar com o usuário em mente.

Há coisas com as quais as pessoas se preocupam e outras que não.

O design do seu site pode ser a Capela Sistina de sites. Mas vamos ser honestos …

Um usuário está acessando seu site para encontrar um produto ou informação. Eles não se importam com o seu design de ponta.

Eles só querem que toda a experiência seja fácil.

Quero dizer, somos basicamente preguiçosos hoje em dia. Podemos ser fofos, mas somos preguiçosos.

 

5 #Dispositivos móveis

SEO móvel é realmente mais importante do que nunca.

Em breve, o Google usará a velocidade da página como um fator de classificação para celular, que eles anunciaram em seu Blog da Central do webmaster :

“A“ Atualização de velocidade ”, como estamos chamando, afetará apenas as páginas que oferecem a experiência mais lenta aos usuários e apenas uma pequena porcentagem de consultas. Aplica o mesmo padrão a todas as páginas, independentemente da tecnologia usada para criar a página. A intenção da consulta de pesquisa ainda é um sinal muito forte; portanto, uma página lenta ainda pode ter uma classificação alta se tiver um conteúdo excelente e relevante. ”

Atualmente, os algoritmos do Google analisam a versão para desktop do seu site primeiro.

Mas a indexação para dispositivos móveis está aqui.

E você precisa se preparar.

Hoje em dia, a maioria das pessoas pesquisa no celular e a mudança está chegando.

O Google afirmou no passado que mais de 50% das pesquisas são provenientes de dispositivos móveis.

 

Então, como você otimiza para dispositivos móveis?

A maneira mais simples é verificar se seu site é compatível com dispositivos móveis com o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.

Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar seu URL. Leva alguns segundos para chegar aos resultados.

Ele informará se seu site é compatível com dispositivos móveis ou não em uma tela como esta:

teste de compatibilidade com o Google Mobile

Se o seu site falhar no teste, o Google informará onde estão os erros no site para celular. Por exemplo, pode dizer “O texto é muito pequeno para ler” ou “O conteúdo é maior que a tela”.

Para corrigir esses erros, você precisará criar um site responsivo. Esse é o design preferido do Google .

Então, basicamente, você seria bobo se não escolhesse a opção de design preferida.

Aqui estão algumas dicas adicionais para SEO para celular.

1. Otimize para SEO local.

Pense em como você pesquisa no seu smartphone.

Aposto que na maioria das vezes, você está fora de casa e precisa encontrar uma loja ou restaurante local, por exemplo.

Você não está sozinho. 89% das pessoas pesquisam uma empresa local em seu telefone uma vez por semana e 58% o fazem diariamente.

89% das pessoas

Isso significa que é hora de melhorar seu SEO local e obter os melhores resultados no celular.

2. Otimize para pesquisa por voz

Muitas pessoas usam a pesquisa por voz no celular agora.

De fato, 20% das consultas para celular são de pesquisa por voz.

A importância da pesquisa por voz está crescendo.

Portanto, você precisa começar a pensar no tipo de linguagem natural que as pessoas usarão ao realizar uma pesquisa por voz. E adicione suas descobertas à sua lista de palavras-chave.

Porque, mesmo que você possa digitar “clima de Seattle”, não usará isso com Siri ou Alexa.

Você provavelmente só vai perguntar: “Ei, como está o tempo em Seattle?”

Seu conteúdo precisará refletir isso.

3. Não oculte conteúdo.

Não reproduza o esconde-esconde ou exiba conteúdo de maneira diferente na versão móvel do seu site.

Em outras palavras, não deve haver conteúdo oculto por trás de seções expansíveis, menus ou botões.

Se o Google olhar primeiro para dispositivos móveis em um futuro próximo, será necessário ver todo o seu conteúdo em dispositivos móveis.

Conclusão

Sim, SEO é como tentar atingir um alvo em movimento.

Mas colocar as habilidades por trás desses princípios em prática garantirá que você faça vários hits.

Uma das principais conclusões deste artigo é que existem métodos proativos que você pode usar para melhorar o SEO, mesmo se você não tiver habilidades técnicas.

Siga as métricas importantes, como links ou conteúdo, com métodos e truques simples.

Pense no seu público-alvo e nos mecanismos de pesquisa ao trabalhar no seu site.

E não se esqueça de se antecipar às tendências otimizando para dispositivos móveis.

Qualquer um pode fazer essas coisas.

Quais são os seus princípios básicos de SEO?


Comentários

  1. Roger Cardoso disse:

    Quanto custa um site para escritório de advocacia?
    Responsivo e o mais simples possível…

    1. admin disse:

      Olá Roger. Envie por email ou na aba “fale conosco” os seus dados de contato e algumas informações sobre sua empresa. Te responderemos logo em seguida.

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